17/01/2019

APAV Vôlei representará o RS na Superliga B

A campanha #SalveOVoleiGaucho fez renascer o voleibol no Rio Grande do Sul, e o estado vai seguir com representação na elite da modalidade no Brasil. Com apoio do Banrisul, a APAV Vôlei (Associação dos Pais e Amigos do Voleibol) está confirmada na disputa da Superliga B. Nesta quarta-feira, a equipe de Canoas fez a apresentação oficial de seu elenco para a competição, que inicia dentro de 10 dias.

Através das mídias sociais, a APAV conseguiu mobilizar nos últimos meses personalidades importantes do vôlei nacional, como Bernardinho, Renan Dal Zotto e Nalbert, dentre outros. Por depoimentos em vídeo, eles pediram a mobilização dos empresários na causa #SalveOVoleiGaucho e o auxílio financeiro ao clube, que neste momento dependia de aporte direto de recursos para viabilizar sua participação no torneio. Na última semana, o banco estadual confirmou o investimento de parte da verba necessária para os três meses de jogos.

– O que sonhamos está novamente se realizando, nesta temporada em que a APAV completa 10 anos de vida. Graças à iniciativa da campanha, capitaneada pelo Gustavo (Endres, campeão olímpico e mundial pela Seleção Brasileira), temos tudo para seguir no caminho certo e atingir os objetivos. Com trabalho série e serenidade e junto aos parceiros que conquistamos, vamos novamente buscar nosso lugar ao sol e uma nova posição no cenário do vôlei nacional. O projeto segue de pé – destacou o diretor do clube canoense, Almir Beltrame.

Hoje coordenador técnico e gestor da APAV, Endres por sua vez lembrou da trajetória longa até o dia da apresentação do elenco e a confirmação do time na Superliga B.

– Foi uma verdadeira força-tarefa para chegarmos até aqui, atingindo o objetivo de colocar os atletas e a equipe em competição. É um momento gratificante, especialmente pelas dificuldades que 2018 nos apresentou e ao voleibol gaúcho também. Acreditamos que demos a volta por cima, com os parceiros que confiaram no projeto. Temos uma equipe jovem e com menos tempo de treinamento que as demais, precisaremos de tempo para encaixar, mas no dia a dia vamos evoluindo.

Com 16 atletas no grupo, sendo 14 deles inscritos no torneio, a APAV Vôlei estreia no sábado 26 de janeiro, às 17h, contra a UPIS no Ginásio da AABB, em Brasília. O primeiro jogo em casa, no Poliesportivo La Salle em Canoas, acontece em 9 de fevereiro, diante da APAN Blumenau.

Pelo regulamento, as oito equipes enfrentam-se em turno único na primeira fase, quando definem-se os cruzamentos dos play-offs. A partir daí, os confrontos são eliminatórios em série de três partidas até a grande final, dia 14 de abril.

Foto: Divulgação TXT Sports